sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Como Seria Sua Vida sem o Livro de Mormon? - Presidente Russell M. Nelson



Plano de aula:

Apresente uma caixa/baú e avise que contém um tesouro inestimável, algo tão valioso que iates, mansões e jóias não se comparam. Deixe que as irmãs tentem adivinhar até descobrirem que é o Livro de Mormon.
Conte a história a respeito do rei que o Presidente Nelson conheceu e faça a seguinte pergunta para a reflexão (não precisam responder): Honestamente, o que iríamos preferir: Mansões, carros importados, joias ou o Livro de Mórmon?
-Pergunta para debate: Que tratamento o Livro de Mórmon merece? Se você tivesse um iate, o deixaria abandonado no porto? Se tivesse uma enorme casa de praia deixaria que ela fosse consumida pela vegetação que crescesse na área?

O tema está todo decorado com diamantes para lembrar que o Livro de Mórmon vale mais que todos os tesouros do mundo. Juntas, vamos responder às 3 perguntas do Presidente Nelson:


Peça às irmãs que lembrem como eram suas vidas antes de conhecer o evangelho (para as que estão na igreja desde criança, peça para que tentem imaginar). Como estariam hoje? Como seria sua família? Haveria uma família? No que estariam trabalhando? Com quem estariam casadas ou se relacionando? Suas vidas estariam completas? Alguma delas gostaria de falar sobre a mudança que o evangelho trouxe em sua vida pessoal, profissional, relacionamento conjugal (sem citar situações delicadas)?
Explique que essa mudança que nós sentimos adveio com a restauração do evangelho. O evangelho de Cristo, por sua vez, só pôde ser completamente restaurado com a tradução do Livro de Mórmon. Elas compreendem o peso que a revelação do Livro de Mórmon teve em suas vidas?


Peça às irmãs que citem ensinamentos que apenas foram trazidos à luz por causa do Livro de Mórmon. Aqui vão alguns exemplos para ajudar, caso elas não consigam recordar:
- A função do arbítrio (2 Néfi 2: 15-16; 2 Néfi 2:27)
- Necessidade de Ordenanças (Alma 30:3)
- Como é o Mundo Espiritual (Alma 40: 11-14)
- A Queda era parte do Plano (2 Néfi 2:25)
Leiam juntas este trecho do discurso:

"Meus queridos irmãos e irmãs, testifico que o Livro de Mórmon é realmente a palavra de Deus. Ele contém respostas para as dúvidas mais intrigantes da vida. Ele ensina a doutrina de Cristo. Ele esclarece muitas das verdades “claras e preciosas”que foram perdidas por séculos e diversas traduções da Bíblia.O Livro de Mórmon fornece a mais completa e fidedigna compreensão que podemos encontrar a respeito da Expiação de Jesus Cristo. Ele ensina o que realmente significa nascer de novo. Com o Livro de Mórmon, aprendemos a respeito da coligação da Israel dispersa. Sabemos a razão de estarmos aqui na Terra. Essas e outras verdades são ensinadas de forma mais poderosa e persuasiva no Livro de Mórmon do que em qualquer outro livro. O poder do evangelho de Jesus Cristo em sua totalidade está contido no Livro de Mórmon. Ponto final.O Livro de Mórmon esclarece os ensinamentos do Mestre e expõe as táticas do adversário.O Livro de Mórmon ensina a verdadeira doutrina com o intuito de dissipar as falsas tradições religiosas — tal como a errônea prática de se realizar batismos de criancinhas. O Livro de Mórmon traz propósito à vida ao nos exortar a ponderar sobre a possibilidade de termos vida eterna e “felicidade sem fim”. O Livro de Mórmon anula as falsas crenças de que a felicidade pode ser encontrada na iniquidade e de que a bondade individual é suficiente para voltarmos à presença de Deus. Ele anula os falsos conceitos de que as revelações se encerraram com a Bíblia e que os céus estão selados hoje."

Leiam o seguinte trecho:

"Quando penso sobre o Livro de Mórmon, penso na palavra poder. As verdades contidas no Livro de Mórmon têm o poder de curar, confortar, restaurar, socorrer, fortalecer, consolar e alegrar nossa alma.Meus queridos irmãos e irmãs, prometo que, ao estudarem o Livro de Mórmon em espírito de oração todos os dias, vocês tomarão melhores decisões — todos os dias. Prometo que, ao ponderarem sobre o que estudarem, as janelas do céu se abrirão e vocês receberão respostas para suas próprias perguntas e orientação para sua própria vida. Prometo que, ao se aprofundarem diariamente no Livro de Mórmon, vocês serão imunizados contra os males diários, mesmo contra a sedutora praga da pornografia e contra outros vícios que entorpecem a mente."
 O Presidente Nelson prometeu:
- Poder para servir
- Respostas e Orientação Espiritual
- Imunidade contra os males deste mundo
Como as irmãs já experimentaram a concretização destas promessas em suas vidas? Hora de compartilhar experiências pessoais e testemunhos.

Conclusão
Leiam o seguinte trecho:

"Quando ouço alguém, inclusive eu, dizer: “Sei que o Livro de Mórmon é verdadeiro”, quero exclamar: “Isso é bom, mas não é o suficiente!” Precisamos sentir, no “íntimo” de nosso coração, que o Livro de Mórmon é indiscutivelmente a palavra de Deus. Devemos sentir isso tão profundamente que jamais desejaremos viver um dia sequer sem esse sentimento. Parafraseando o presidente Brigham Young, eu poderia dizer: “‘Gostaria de ter a voz de sete trovões para acordar o povo’ quanto à veracidade e ao poder do Livro de Mórmon”."
Preste seu testemunho.

Como recordação da aula, você pode fornecer a lista que o Presidenten Nelson forneceu sobre o Livro de Mórmon (fiz uma arte dela abaixo)

ou propor um desafio de 7 dias para que melhorem seu estudo do Livro de Mórmon. Ideia original deste desafio está no blog da Courtney Aitken.


Lembre-se que você pode, e deve, alterar esse plano para que se encaixe nas necessidades da sua ala/ramo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí? O que achou?